APRESENTAÇÃO DA REVISTA BACURI

Em 28 de agosto deste ano, o Comandante Bacuri completaria 79 anos. Eduardo Collen Leite, guerrilheiro operário que comandou importantes ações da luta armada contra a ditadura militar fascista, fundador da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e da Resistência Democrática (REDE), organização que se integrou à Ação Libertadora Nacional (ALN) através da Frente Armada Revolucionária, foi assassinado em 8 de dezembro de 1970, após ser brutalmente torturado por 109 dias.

 

Nossa revista, que orgulhosamente carrega o nome do Comandante Bacuri, é uma publicação de teoria, política e história com caráter militante e não acadêmico, que tem como objetivo principal propor, debater e fomentar, a partir de uma linha editorial socialista, anticolonial e anti-imperialista, a atualidade da estratégia para a Revolução Brasileira, dialogando com as experiências revolucionárias de nosso continente e dos povos do mundo, resgatando também o debate e a memória das organizações da esquerda armada brasileira.

 

Com periodicidade semestral, em edição impressa e versão digital, a Revista Bacuri se propõe a ser um instrumento de formação política e propaganda revolucionária, que visa reunir militantes, pesquisadores, movimentos e organizações afins ao nosso projeto identificado principalmente com o guevarismo, as lutas anticoloniais e os movimentos insurgentes em nosso continente, assumindo também uma função organizativa como espaço de diálogo e construção teórica, com o objetivo de avançar na formação de uma rede solidária de militantes e organizações revolucionárias no Brasil.

 

Organizada pelo Editorial Adandé e convidados/as, com coedição do Núcleo de Estudos Guevaristas, a primeira edição da Revista Bacuri, com capa ainda provisória, tem lançamento previsto para dezembro de 2024, tendo como tema central a experiência de unidade da Frente Armada Revolucionária e o debate sobre a atualidade da Revolução Brasileira, seguindo aberta à participação, envio de artigos e colaboração de militantes, pesquisadores, coletivos e organizações.

 

Diferentemente dos modelos de chamadas públicas ou editais de periódicos acadêmicos, fazemos um convite aberto para participação na revista destinado a militantes, pesquisadores, movimentos e organizações seguindo critérios simples de publicação e a concordância com nossa política editorial. Nessa primeira edição da Revista Bacuri, com lançamento para o início de dezembro, podem ser enviados artigos, resenhas de livros ou trabalhos gráficos e fotográficos até o dia 31 de outubro de 2024.

 

Critérios de publicação:

 

— Artigos dentro da temática da edição com 2 a 6 laudas, que devem ter linguagem simples e formato não acadêmico, evitando excessos de notas de rodapé e citações de autores ou necessidade de bibliografia, com obras e autores devendo constar no próprio corpo do texto.

 

— A temática da primeira edição da Revista Bacuri abrange questões como a resistência armada contra a ditadura militar fascista no Brasil, debates sobre a realidade brasileira, marxismo revolucionário, anticolonialismo, anti-imperialismo, América Latina e sul global.

 

— Além dos textos que entrarão na primeira edição, podem ser enviados artigos em qualquer data para publicação no site, seguindo as mesmas indicações de produção textual e as seções da revista impressa.

 

— As seções da Revista para as quais podem ser enviadas contribuições incluem Memória, com biografias curtas de militantes, organizações revolucionárias e lutas insurgentes; Realidade Brasileira, onde podem ser feitas análises históricas ou conjunturais de aspectos da nossa realidade; Documentos Históricos, podendo ser enviados documentos recuperados e pesquisas históricas temáticas; em Literatura Revolucionária são bem-vindos contos, ensaios, crônicas e poemas; em Resenhas, podem ser enviadas resenhas críticas ou apresentações de livros, e em Internacionalismo, cabem análises históricas ou conjunturais de temas internacionais.

 

 

Contatos em revistabacuri@editorialadande.com

 

COMANDANTE BACURI, VIVE E VENCERÁ!