Fred Hampton: Você pode matar um libertador, mas não pode matar a libertação

Discurso de Fred Hampton proferido originalmente em abril de 1969, transcrito do jornal The Movement, editado pelo Students for a Democratic Society (SDS), na edição especial dedicada a Fred Hampton, publicada em janeiro de 1970, Vol. 5, nº 12.

Todo poder ao povo! O que basicamente vamos falar hoje é sobre o que os porcos estão fazendo com os Panteras por todo o país. Vamos ter que falar sobre o que temos que fazer sobre a repressão que eles estão exercendo contra o Partido Pantera Negra. Nós não estamos preocupados em fugir dela – vamos tentar lidar com ela.

Primeiro temos que falar sobre o homem mais importante. O homem mais importante no Partido Pantera Negra, é o homem mais importante na luta hoje – nos Estados Unidos, em Chicago, em Cuba ou em qualquer lugar – o homem mais importante na luta de libertação é o nosso Ministro da Defesa, e o de vocês também, Huey P. Newton. Ele é o homem principal porque a cabeça do polvo imperialista está bem aqui neste país, e, seja lá quem está enfrentando a cabeça do polvo neste país, é o homem mais importante. Ele está preso agora. Temos que falar para o mundo que Huey P. Newton foi julgado pelos porcos e eles o declararam culpado. Ele foi julgado pelo povo, que o considerou inocente, e nós dizemos que deixem-no ir, libertem-no, porque nós o consideramos inocente. Essa é nossa demanda inflexível. Nós não vamos descansar um só dia, nós não vamos desistir da luta para libertar nosso Ministro da Defesa, Huey P. Newton, e vamos continuar exercendo pressão nas estruturas do poder e bombardeá-las constantemente com a exigência do povo para que Huey P. Newton seja libertado.

Foi Huey P. Newton que nos ensinou como o povo aprende. Aprende-se através da participação. Quando Huey P. Newton começou o que ele fez? Ele pegou uma arma, depois chamou Bobby, e Bobby pegou uma arma. Havia um problema na comunidade porque as pessoas estavam sendo atropeladas – crianças estavam sendo atropeladas – em um determinado cruzamento. O que foi que o povo fez? O povo foi até o governo apresentar suas queixas e o governo mandou o povo pro inferno: “Não vamos colocar semáforos lá até que vejamos necessidade”. O que Huey P. Newton fez? Ele foi falar para o povo sobre as leis, escreveu cartas e tentou propagandear elas todo esse tempo? Não! Parte disso é até bom, mas a massa não lê – foi o que ouvi Huey dizer – ela aprende através da observação e da participação. Mas ele apenas disse isso? Não! Então o que ele fez? Ele pegou uma 12, com Bobby e um martelo, e eles foram até a esquina. Ele deu a 12 para Bobby e disse a ele que se algum porco filho da puta se aproximasse era para estourar seus miolos. O que ele fez? Ele foi até a esquina e colocou uma placa de pare. Sem mais acidentes e sem mais problemas. Então ele voltou – outra situação como aquela. E o que o povo fez? Eles viram aquilo, eles observaram; eles não tiveram chance de participar daquilo. Da próxima vez, o que eles fizeram? O mesmo tipo de problema apareceu. O povo pegou suas 12, pegaram suas 9mm e seus martelos. Como eles aprenderam? Eles aprenderam observando e participando. Eles aprenderam uma coisa. Quando há fogo, vocês se juntam ao redor do fogo. Huey pegou a 12 e todos se juntaram ao redor dele e de Bobby. Eles viram o que estava acontecendo e tiveram a chance de participar daquilo. Como um líder de vanguarda, ele ensinou ao povo sobre as estruturas de poder; ele conduziu o povo através do caminho correto da revolução. O que nós estamos fazendo?

CAFÉ DA MANHÃ PARA CRIANÇAS

Nosso programa de Café da Manhã para Crianças está alimentando muitas crianças e o povo compreende o nosso programa. Estamos dizendo algo assim: a teoria é legal, mas sem prática, a teoria não é merda nenhuma. Você tem que ter os dois – as duas caminham juntas. Temos uma teoria sobre alimentar as crianças gratuitamente. E o que nós fazemos? Nós a colocamos na prática. É assim que o povo aprende. Muitas pessoas não sabem o quão sério é esse assunto. Eles pensam que as crianças que nós alimentamos não estão famintas de verdade. Eu não conheço uma criança de 5 anos que saiba interpretar bem, mas sei que, se elas não estão famintas, com certeza teríamos alguns atores. Teríamos crianças de 5 anos que poderiam ganhar o prêmio da Academia. Semana passada tivemos uma semana inteira dedicada para os famintos em Chicago. Falamos sobre as estatísticas da fome que subiram 15%. Bem aqui onde todos deveriam estar comendo. Por quê? Por causa do capitalismo.

O que estamos fazendo? O programa de Café da Manhã para Crianças. Estamos conduzindo-o de forma socialista. O povo veio e se inscreveu no programa, viu sua maneira socialista, mesmo não sabendo que era socialista. As pessoas vão participar do programa e nos falar para ir mais além. Elas vão participar do programa e trabalhar nele de forma socialista. O que os porcos dizem? Eles perguntam: Negro, você gosta de comunismo? Não senhor, eu tenho medo disso. Você gosta de socialismo? Não senhor, tenho medo disso. Você gosta do programa de café da manhã para crianças? Sim senhor, eu morreria por ele. O porco diz: Negro, esse programa é um programa socialista! Eu estou pouco me fodendo se é comunista. Coloque suas mãos nesse programa que eu estouro a porra dos seus miolos. E ele sabia disso. Nós educamos o povo, não através da leitura, mas através da observação e participação, deixando-o vir e trabalhar no programa. Não é a teoria pela teoria, mas teoria e prática. Os dois andam juntos. Nós não apenas pensamos sobre a teoria marxista-leninista – mas também a colocamos em prática. É disso que se trata o Partido Pantera Negra.

SUBVERSIVOS

Algumas pessoas falam bastante sobre comunismo, mas muitos não conseguem compreender e progredir para o estágio do comunismo tão facilmente só através de pensamentos abstratos. Eles dizem que é preciso engatinhar antes de andar. E o Partido Pantera Negra, como partido de vanguarda, pensou que o programa de Café da Manhã para Crianças é a melhor técnica de engatinhar que a vanguarda pode seguir. E teremos muitas pessoas que vão poder andar. E então muitas vão poder correr. E quando tivermos isso, sabe o que você vai ver? Você vai ver muitos porcos correndo. É disso que o programa se trata.

O Partido Pantera Negra é sobre uma revolução integral. Não vamos sair por aí para fazer o trabalho pela metade. E deixem os porcos saberem disso. Eles vêm aqui e se escondem – eles se sentem tão desconfortáveis sentados em seus gravadores, com suas armas escondidas – eles têm que esconder essa merda toda, mas vem e ficam agindo como idiotas. E tudo que eles têm que fazer é vir para o número 2350 da West Madison qualquer dia da semana e qualquer um ali vai deixá-lo saber, deixar esse filho da mãe saber: sim, somos subversivos. Sim, nós subvertemos essa merda e a estamos enfrentando hoje. Tão subversivos quanto alguém pode ser. E nós os vemos como criminosos. Eles que estão se escondendo. Nós estamos no fronte. Estamos aqui fora, esses putos deviam começar a usar uniformes. Eles querem saber onde os Panteras vão se esconder – esses putos que estão se escondendo. Você não consegue achá-los. As pessoas chamam os porcos, mas ninguém sabe onde estão. Eles estão por aí nos perseguindo. Estão se escondendo – ninguém consegue vê-los.

Quando o povo tem problemas e ele vem procurar o Partido Pantera Negra para ajudá-lo, isso é bom. Porque, como Mao disse, nós devemos ser conduzidos pelo povo, e Huey diz que nós vamos ser conduzidos pelo caminho da revolução social pelo povo. O povo deve saber que o Partido Pantera Negra é 100% pelo povo. Eles escrevem muitos artigos, vocês sabem, o pessoal vem até você – tanto os brancos quanto os negros – eles vêm até você e falam algo do tipo, cara, eu li na Tribuna hoje. Aí você diz, cara, espera um pouco. Se você não leu no jornal Black Panther, no Movement – então você não leu nada.

MICKEY WHITE

Nós, do Partido Pantera Negra, temos outro irmão que eu gostaria de falar sobre. Esse irmão está constantemente em nossas mentes. O nome desse irmão é Michael White – Mickey White. Esse irmão é maravilhoso. Ele está sendo mantido preso e o preço da fiança é 100 mil dólares. Alguns de vocês que escutam o rádio devem ter ouvido sobre isso da seção estadual, assistente do nosso Capitão da Defesa, o irmão Nathaniel Júnior e o irmão Merrill Harvey foram presos em uma falsa acusação de porte de armas. Não estamos dizendo que os Panteras não querem armas, mas já temos armas e nós não precisamos tentar roubar ou conspirar para comprar armas de ninguém. O que eles estão tentando fazer é esmagar o Partido Pantera Negra – estão tentando esmagar nossas lideranças. Tentando esmagar Bobby Rush, vice-ministro da Defesa. Tentando esmagar Chaka e Che, o vice-ministro da Educação.

Mickey White estava nesta armação, assim como Nathaniel Junior e Merrill Harvey. Na última semana, quando eles foram para o tribunal, o juiz da corte disse: Vocês vão ter um julgamento justo merecendo ou não. São com esses tipos de ataques que nós somos confrontamos. Mickey White está confinado na solitária e não pode sair da cela para nada e em momento algum. E ele pode ficar naquela cela para o resto de sua vida. Sua fiança é de 100 mil. Sendo 10 mil em dinheiro.

Mickey White se provou um revolucionário. Ele não é alguém que nós achamos que vai ser um revolucionário. Ele não é ninguém que estamos tentando formar como revolucionário. Ele é um revolucionário posto à prova. Todos vocês têm que entender que Mickey White é um Pantera na ideologia, ele é um Pantera na palavra e ele é um Pantera na ação. Ele é um Pantera que entende que esta é uma luta de classes – não uma questão racial. Vocês têm que entender a pressão que o Partido Pantera Negra passa quando diz isso. Vocês podem ver a pressão que o Partido Pantera Negra passa por fazer uma coalizão com brancos.

Quando o Partido Pantera Negra disse e defendeu que nós não vamos lutar contra o racismo com racismo a US [Organization] disse: “Não, nós não podemos fazer assim, porque isso é uma questão racial, e, se vocês tornarem isso uma questão de classe a revolução pode até vir mais rápido. Nós da US não estamos preparados para nenhuma revolução, porque acreditamos que o poder cresce da manga de um dashiki”. Eles estão armados de retórica e apenas de retórica. E nós acreditamos que quando você está armado somente com retórica, muitas vezes você acaba se machucando. Eldridge Cleaver disse a eles que, mesmo que vocês achem que é melhor usar fogo contra fogo, nós achamos que se deve lutar contra o fogo usando água. Vocês podem usar qualquer coisa, mas nós escolhemos usar água contra o fogo. Ele disse que não vamos usar racismo contra o racismo, nós vamos lutar contra o racismo com solidariedade. Mesmo que vocês achem que é melhor lutar contra o capitalismo com o capitalismo negro, nós vamos lutar contra o capitalismo com o socialismo.

Nós temos muitas pessoas sendo presas e vocês não sabem sobre todas elas. Têm uma delas que vocês definitivamente precisam conhecer, o nosso vice-ministro da Defesa, Bobby Rush. Nosso vice-ministro, Bobby Rush, foi preso por causa de fraudes relacionadas com armas. Ele tem três processos de posse ilegal de arma. Ele foi condenado em um deles com uma pena de 6 meses. Ele está apelando na justiça agora. Eu sei o que muitos de vocês falam, vocês têm um fundo de defesa para Mickey White, um fundo para Eldridge Cleaver, um fundo para Merrill Harvey, um para Nathaniel Junior, um para Huey Newton, um para Fred Hampton, Jule, Che, e Chaka – e eu não consigo acompanhar todos esses fundos de defesa. Mas como somos um partido de vanguarda, estamos tentando fazer as coisas direito, então, temos apenas um fundo de defesa, vocês não precisam ficar confusos para que nome ele está sendo usado. Nós vamos decidir para quem ele vai. Vocês podem mandar para o Fundo de Defesa Política, n° 2350 da West Madison. Se você quiser mandar algo para o Café da Manhã para Crianças, você pode mandar para o n° 2350 da West Madison também e pode destinar essa verba para o programa de Café da Manhã para Crianças.

Temos Mickey em nossas mentes esta noite – e todos também sabem que temos Huey P. Newton em nossas mentes esta noite. Nós temos todos os presos políticos em nossas mentes esta noite. Eldridge Cleaver – todas estas pessoas estão mortas, ou exiladas ou na prisão. Muitas pessoas que não entendem isso podem perder a fé na nossa vanguarda, por não compreenderem sobre o que estamos falando.

Muitas dessas pessoas podem chegar até vocês, em algum momento, e perguntar: por que todas essas pessoas foram presas, por que elas não atiraram nesses porcos? Bom, e o que nós dizemos? Se você mata alguns, você tem algum êxito. Mas quando você mata todos você tem êxito completo. E é por isso que ainda não nos movemos nesse sentido. Nós temos que organizar o povo. Nós devemos organizar o povo. Nós temos que armar o povo. Nós temos que ensiná-los sobre o poder político revolucionário para que possam compreender que não vamos matar poucos para ter um pequeno êxito, nós vamos matar todos e ter êxito total.

VAMOS COM O POVO

Então o que vamos fazer se somos a vanguarda? O que é a coisa certa? É correto que os líderes da luta avancem mais rápido que os seguidores da luta podem acompanhar? Não! Nós não vamos proceder com dirigismo, nós não vamos proceder com reboquismo. Nós dizemos que apenas o quão rápido o povo pode ir, esse é o quão rápido nós devemos ir.

E enquanto avançamos temos que ter certeza que não estamos perdendo pessoas pelo vale. É no vale que nós sabemos que podemos compreender a vida do povo. Nós sabemos que com toda essa merda acontecendo lá fora, você pode até vir a considerar que está no topo da montanha. Talvez eu já tenha considerado estar no topo da montanha. Talvez eu já me considerei. Mas eu sei que é no vale que há pessoas como Benny e há pessoas como eu, pessoas como Mickey White e pessoas como Huey P. Newton e Bobby Seale. E abaixo deste vale há pessoas como Bobby Hutton, pessoas como Eldridge Cleaver. Nós sabemos que atravessar o vale é algo perigoso. Nós sabemos que quando você vai ao vale é preciso assumir um compromisso.  

Muitas pessoas dizem que a revolução é uma bobagem, mas não é. Muito de nós pensamos que quando alguém entra na luta revolucionária ela pode dizer qualquer besteira pra se safar de qualquer coisa, mas isso não é verdade. Pergunte a Bobby Hutton, pergunte a Huey Newton, pergunte a Eldridge Cleaver, Mickey White e Dennis Mora. Pergunte a elas se isso é algum tipo de brincadeira. Se você se envolve na luta revolucionária você tem que levá-la à sério. Você tem que saber o que você está fazendo. Você já deve ter praticado alguma teoria. Essa é a razão que nós pedimos ao povo para seguir a liderança do partido de vanguarda. Porque estamos todos teorizando e estamos todos praticando. Nós cometemos erros, mas estamos sempre corrigindo e estamos sempre melhorando.

Nós costumávamos andar por aí gritando sobre o Poder Pantera – os Panteras comandam. Nós admitimos que isso foi um erro. Nosso programa de dez pontos está no processo de ser mudado agora, porque nós usamos a palavra “branco” onde deveríamos ter escrito “capitalista”. Nós somos os primeiros a admitir os nossos erros. Nós não falamos mais no Poder Pantera porque nós não acreditamos que os Panteras devem ter todo o poder. Nós não queremos uma ditadura dos Panteras. Nós não queremos uma ditadura negra. Nós queremos a ditadura do povo.            

A diferença entre povo e vanguarda é muito importante. É preciso entender que o povo segue a vanguarda. É preciso entender que o Partido Pantera Negra é a vanguarda. Se você quer ir até o povo deve entender que a vanguarda lidera o povo. Após a revolução social, o partido de vanguarda, através de nossos programas educacionais – e esse programa é imenso – o povo estará educado o bastante ao ponto de conseguir conduzir as coisas ele mesmo. Isso é o que chamamos de educar o povo, organizar o povo, armar o povo e conduzi-lo ao poder político revolucionário. Isso significa o poder do povo. Isso significa a revolução popular. E se você não está envolvido na uma revolução popular, você precisa fazer alguma coisa. Você tem que apoiar a revolução do povo.

ÊXITO COMPLETO

O Partido Pantera Negra é o partido de vanguarda. É melhor você entrar no Partido Pantera Negra. Se você não pode entrar, então você ficará para trás. Se você não consegue seguir o partido, então é melhor tentar seguir algum outro para conseguir fazer isso pelo menos indiretamente, filho da mãe. Nós não estamos pedindo pra você sair por aí dizendo para algum porco para nos deixarem em paz. Nós sabemos que os porcos mexem com a gente porque eles sabem que estamos fazendo alguma coisa.

Porque tem muitos caras que andam por aí e escrevem artigos sobre isso. Eu sei que tem alguns grupos revolucionários que andam dizendo que andamos por aí falando essas coisas – como os filhos da mãe do PL [Progressive Labour] falando aquelas bobagens – mas não conseguiram nem encontrar nada para criticar. Eles estavam abaixo da terra. O que eles estavam fazendo? Organizando marmotas, educando marmotas, armando marmotas e ensinando marmotas sobre poder político revolucionário.

Eu digo que somos o primeiro grupo a se levantar acima da terra que as pessoas podem ver e seguir. E se você comete um erro, é melhor isso do que nada. Quando eu cometo um erro, sei que o cometi pelo povo, e vou corrigir pelo povo. Vocês não escutam que houve um ataque à sede do PL ontem à noite? Vocês nunca escutaram isso. Quando você ouviu que alguém do PL foi preso em Nova York, líderes do PL numa cela totalmente fechada, líderes do PL fugindo do país, um líder do PL alvejado por 18 tiros nas costas enquanto estava com as mãos amarradas, líderes do PL garantindo café da manhã para 1.800 crianças por semana? Vocês já ouviram isso? Vocês nunca ouviram isso. Eu quero ouvir. E se vocês ouvirem, será por causa da liderança dos Panteras Negras. Eu não estou apontando e dizendo todas essas coisas como se o PL não soubesse delas. Mas eu estou dizendo que quando se escrevem coisas desse tipo, muitas pessoas não compreendem. E eu quero tomar algum tempo para explicá-las.

Há algumas coisas que o PL diz que são válidas. Não me compreendam mal. Nós não ficamos chateados, porque de uma forma ou de outra, o PL está tentando melhorar o Partido Pantera Negra ao nos fazer críticas. Mas eu só quero que vocês saibam que nem tudo são acertos e nem tudo são erros. Nós não estamos sempre certos – apesar de tentarmos sempre estar. Nós cometemos erros e entendemos que vamos ter que cometer mais alguns. E nós vamos tentar corrigir esses erros para avançarmos.     

Então, o que queremos dizer? Não tentem tirar esses porcos de cima nós, porque nós damos conta deles. Podem prender Mickey White, podem matar Bobby Hutton, podem expulsar Eldridge Cleaver do país. Por quê? Porque você pode prender um revolucionário, mas você não pode prender a revolução. Você pode expulsar quem luta pela liberdade do país, mas não pode expulsar a luta pela liberdade do país. Você pode matar o libertador, mas você não pode matar a libertação.

Matar alguns e ter um pequeno êxito. Matar mais alguns e ter um pouco mais de êxito. Matar todos e ter o êxito completo. Nós dizemos: Todo Poder Para o Povo – Poder Negro para o Povo Negro e Poder Marrom para o Povo Marrom, Poder Vermelho para o Povo Vermelho e Poder Amarelo para o Povo Amarelo. Nós até dizemos Poder Branco para o Povo Branco. E dizemos Poder Pantera para o partido de vanguarda, e dizemos não mate alguns poucos ou mais alguns apenas. Na verdade, nós preferimos que vocês não se movam até que vejam que nós estamos prontos para nos mover, e quando vocês virem que nós estamos prontos para nos mover, vocês saberão que não estaremos lutando contra poucos, não estaremos lutando com mais alguns. Vocês saberão que estaremos lutando contra a totalidade – é disso que estamos atrás – do total, tudo, todos – êxito completo.

Poder para o povo!

COMPARTILHE

Nova identidade do nosso Editorial

Apresentamos aos nossos amigos e amigas, leitores e camaradas que apoiam nosso trabalho editorial militante e autogestionário, a nova identidade que passaremos a utilizar a