Martin Sostre: Prisioneiro Revolucionário – Lorenzo Kom’boa Ervin

Essa pequena biografia de Martin Sostre, um revolucionário negro e anarquista de ascendência porto-riquenha, influente no movimento anti-prisional nos EUA, foi escrita por Lorenzo Kom’boa Ervin como introdução para o fanzine publicado pela South Chicago ABC Zine Distro. 

Sostre nascido no Harlem em 1923, conheceu na prisão o nacionalismo negro e a Nação do Islã, se formou politicamente durante sua primeira prisão, rompeu com a NOI e passou a defender o anarquismo. Foi novamente preso com falsas acusações em 1967 por conta da atividade política e educacional da sua livraria afro-asiática no gueto novaiorquino, que foi relacionada pela polícia com a rebelião de Buffalo (Nova York), um dos vários levantes negros contra a brutalidade policial que ocorreram no que ficou conhecido como o “longo e quente verão de 1967”. Nos anos 1970 se tornou o prisioneiro político mais conhecido do mundo, recebendo o apoio de Jean-Paul Sartre, destacados defensores dos direitos civis e de Andrei Sakharov, físico soviético e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Martin Ramirez Sostre morreu aos 92 anos, em 12 de agosto de 2015, foi um dos precursores do Anarquismo Negro e seu ativismo anti-carcerário influenciou as grandes lutas, rebeliões e greves prisionais por direitos dos presos nos EUA nos anos 60-70, sendo até hoje uma referência para os direitos humanos, o pensamento radical e a luta contra a nova escravidão nas prisões racistas dos EUA e do mundo.

Mesmo nesta geração, muitos jovens ativistas conhecem George Jackson, o “Camarada George”, líder Pantera Negra, escritor, organizador revolucionário e ativista prisional que foi assassinado em agosto de 1971, na penitenciária da Califórnia, em San Quentin.

No entanto, no final dos anos 60 e início dos anos 70, Martin Sostre (1923-2015) era tão reconhecido como um ativista prisional, revolucionário e advogado anti-carcerário, que quase sozinho conquistou diversos direitos democráticos para que os presos pudessem receber e ler literatura revolucionária, escrever livros, exercer crenças e ter práticas religiosas alternativas, não ser detido indefinidamente na solitária e obter o acesso a direitos legais em processos disciplinares. Ele foi o responsável pela organização dos prisioneiros durante as lutas carcerárias e greves prisionais de 1967-1974. Estas ações e conquistas judiciais mudaram as condições das prisões em todo o país.

Ele havia cumprido uma pena em Ática, Nova York, durante o início dos anos 60 e passou por uma transformação política passando de um muçulmano negro (da Nação do Islã, a NOI) e nacionalista negro, para mais tarde um anarquista. Em 1966, Martin saiu da prisão, voltou para sua casa em Buffalo, Nova York, e fundou a Livraria Afro-Asiática na comunidade negra. A livraria de Sostre tornou-se um centro de pensamento radical e de educação política naquela cidade. Um “motim” negro contra a brutalidade policial contra um jovem negro eclodiu nessa época, e Sostre foi culpado por essa rebelião visto que muitos jovens frequentavam sua livraria.

A polícia da cidade e o establishment político branco se irritaram com a organização e formação política feita por Sostre e decidiram fechar a livraria. Em 14 de julho de 1967, Martin foi preso junto com um colega de trabalho da livraria, e os acusaram falsamente de “venda de entorpecentes, motim, incêndio e agressão”, mesmo assim, ele foi condenado a 41 anos de prisão. Reconhecendo esta injustiça, uma campanha internacional foi iniciada em seu nome por seus apoiadores e colegas ativistas.

A certa altura, ele se tornou o prisioneiro político mais conhecido do mundo e seu caso foi também acolhido pela Anistia Internacional e Sostre reconhecido como um prisioneiro de consciência, em 1973. Esta foi a primeira vez que um preso político nos EUA consegui esse reconhecimento, colocando uma grande pressão sobre o estado de Nova York e o governo dos EUA. Finalmente, a organização internacional para sua defesa pressionou o governador do estado de Nova York a conceder a Sostre uma clemência executiva, e ele foi libertado em 1976.

A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DE MARTIN SOSTRE

A consciência política e o ativismo legal de Sostre abriram as portas para que os prisioneiros tivessem direitos legais e humanos e a capacidade de organização em um momento de luta pelos direitos civis, Poder Negro, Nova Esquerda e dos movimentos contra a guerra do Vietnã. Entre 1970 e 1976 o movimento de presos tornou-se o movimento de protesto central na América, especialmente após o assassinato político de George Jackson em agosto e a rebelião de Ática em setembro de 1971. O protesto em Ática foi reprimido com um massacre sangrento por agentes carcerários e guardas prisionais, mas abriu os olhos de milhões de pessoas em todo o mundo para a violência e o racismo do Estado americano. Um movimento em massa de apoio às prisões surgiu quase da noite para o dia, o que exigiu direitos humanos para os prisioneiros. Não há dúvida de que as exigências anteriores de Martin Sostre, em seus escritos e processos por direitos dos prisioneiros, que haviam sido presos em Ática alguns anos antes, desempenharam um papel ideológico fundamental. A luta de Sostre por dentro, como prisioneiro político, estava claramente ligada ao que se tornou a Rebelião da Ática.

Ao contrário dos relatos das autoridades prisionais que agora afirmam que o chamado “motim” da prisão de Ática ocorreu por causa de uma “gangue de criminosos” que fizeram os guardas reféns sem uma boa razão, a verdade é que os funcionários do Estado de Nova York se recusaram a ouvir Sostre ou mesmo os tribunais federais que ao longo dos anos ordenaram o fim da brutalidade, do racismo e dos maus-tratos aos homens lá dentro. Os prisioneiros tomaram a questão em suas próprias mãos, exigindo direitos humanos e o fim dos abusos racistas com a rebelião de 1971, que sacudiu a América e o mundo inteiro.

MARTIN SOSTRE E EU

Conheci Martin Sostre no Centro de Detenção Federal de Nova York em agosto/setembro de 1969. Tinha acabado de ser trazido de Berlim, Alemanha, para os EUA por sequestrar um avião para Cuba no início daquele ano. Ele havia processado os funcionários da prisão e sido transferido para a prisão federal para aguardar uma audiência. Eu não sabia quem ele era na época, mas alguém disse que ele era um “prisioneiro ativista” e que eu deveria falar com ele.

Um negro carrancudo, de construção poderosa, parecia um professor, o que em muitos aspectos ele era, um professor revolucionário. Então, eu subi e me apresentei, e começamos a falar sobre a prisão em geral, mas ele estava interessado no meu caso e em como a CIA tinha me capturado, e começamos a falar sobre isso. Ele estava preocupado que eu pudesse ser sentenciado à morte por um júri do Sul, todo branco.

Ele sabia que se tratava de um caso político, e então conversamos sobre o que eu poderia fazer a respeito. Quase todos os dias que eu o via, nós repassamos meu caso, e ele me dava conselhos legais. Em algum ponto da linha, começamos a falar sobre política revolucionária. Em algum ponto da linha, começamos a falar de política revolucionária em geral, e ele deu uma definição palavra para mim: “Socialismo Anarquista”. Eu não tinha ideia do que ele estava falando na época. Eu tinha acabado de vir de Cuba, da Tchecoslováquia e da Alemanha Oriental, que se chamavam “repúblicas socialistas”, então pensei que sabia tudo sobre isso. Eu estava errado. Ele me explicou sobre o “socialismo autônomo”, que ele descreveu como livre da burocracia estatal, de qualquer tipo de ditadura partidária ou de líder. Quase todos os dias ele me explicava sobre “democracia direta”, “comunitarismo”, “autonomia radical”, “assembleias gerais”, e outras coisas das quais eu nada sabia. Por isso, apenas escutei durante horas enquanto ele me ensinava.

As ideias iniciais para a autonomia negra, dentro do movimento anarquista em geral, vieram destas sessões. Como porto-riquenho negro, Sostre sentiu-se alienado de sua comunidade, e como grande parte da análise sobre a opressão negra e o socialismo era feita por radicais brancos, ele havia originalmente gravitado no nacionalismo negro. Foi somente mais tarde, durante seu tempo na prisão, que ele se aproximou do Socialismo Anarquista. Ele me disse infinitamente que o Socialismo e o Anarquismo eram para todas as pessoas, não apenas para europeus e intelectuais abastados. Era universal. No início, eu tinha sérias dúvidas sobre tudo isso, pois parecia apenas uma ideologia estudantil radical e branca, que não era solidária com a luta negra, da classe trabalhadora ou dos pobres. As ideias de Sostre, porém, eram que os anarquistas de cor deveriam construir sua “ala” do movimento anarquista. Ele não a chamava de Autonomia Negra, mas era isso que era.

Na época, eu nem me considerava um anarquista, e não entendia totalmente o que ele me dizia, mas eu tinha visto com meus olhos o “Socialismo Soviético” e não fiquei impressionado. Era elitista, autoritário e opressivo. Eu poderia dizer a mesma coisa sobre o “Maoísmo Marxista-Leninista”, que ajudou a destruir a Nova Esquerda dos anos 60, e a ala radical do Movimento Black Power, com culto à personalidade, esnobismo de classe média, manipulação e oportunismo.

Mesmo antes de encontrar Martin Sostre, eu já estava definitivamente procurando algo novo, e disposto a considerar o Anarquismo. Mas só anos depois, cumprindo prisão perpétua, foi quando realmente comecei a estudar a teoria política anarquista, como Sostre sugeriu. Comecei a ler livros e jornais anarquistas e comecei a me corresponder com figuras e grupos anarquistas em todo o mundo.

Estas discussões com Martin Sostre foram inestimáveis para ampliar meu pensamento sobre uma alternativa política radical. Também descobri sobre muitas “revoluções desconhecidas” na África, na Rússia, China, Espanha e outras partes do mundo, bem como as primeiras tendências anarquistas de trabalhadores radicais entre os imigrantes da Europa Oriental, especialmente nos EUA (décadas de 1860-1900). No entanto, o mais importante é que o movimento anarquista em geral, não tinha laços ou solidariedade com a população negra nos EUA, no Reino Unido, ou com os colonizados de cor no Terceiro Mundo. Era essencialmente um movimento europeu de brancos.

Como Sostre havia dito, devemos fabricar nossa própria escola de pensamento e prática revolucionária Anarquista de Cor. Ninguém pode realmente falar por nós e lutar em nosso nome. Autonomia negra significa independência de pensamento, cultura e ação. Não somos separatistas raciais, mas devemos ter certeza de que somos fortes o suficiente para insistir em nossa política, liderança e respeito dentro de qualquer movimento universal mais amplo. Fomos vendidos, deixados de lado, traídos e enganados demasiadas vezes pelo racismo interno dentro das coalizões e movimentos brancos majoritários. As vozes negras são importantes! É por isso que escrevi um pequeno livro em 1972, “Anarquismo e Revolução Negra”, enquanto estava na prisão em 1979.

CONCLUSÃO

Martin Sostre foi perdido para a história porque a esquerda branca e as tendências radicais anarquistas não tiveram consideração por ele ou por seu legado. Ele literalmente abriu as portas para os lutadores presos, tendências anarquistas não-brancas e práxis radicais, mas hoje não há uma única instituição ou movimento que tenha o seu nome. Isto é um ultraje que deve ser reconhecido e corrigido agora.

Grupos de advogados de cadeias deveriam dar o nome do homem que, mais do que ninguém, lutou com sucesso pelos direitos democráticos dos prisioneiros, foi um ativista que deu o exemplo como prisioneiro político revolucionário, e que prefigurou o movimento prisional revolucionário liderado por negros, incluindo a rebelião Ática e os movimentos por direitos trabalhistas e ativistas das prisões dos anos 70-1980.

Eu me tornei um anarquista, um advogado prisional e um ativista anti-carcerário durante a década de 1970 por causa de Martin Sostre. Na verdade, foi o resultado da observação do comitê de defesa internacional de Martin e de ver como ele foi capaz de pressionar o governo, que me encorajou a criar o movimento “Free Lorenzo”, que resultou em minha própria liberdade em 1984 de duas sentenças de prisão perpétua. Eu tenho com ele uma grande dívida pessoal. Falei com ele por menos de um mês em uma cela de prisão, mas isso mudou minha vida. Ele teve um impacto semelhante em muitos outros que nunca o conheceram, mas se beneficiaram de sua luta, defendendo seus direitos.

Não o temos aqui hoje em carne e osso, mas podemos ao menos honrar sua memória e nunca deixá-lo morrer!

Lorenzo Kom’boa Ervin, fevereiro de 2019.

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