
A Coleção Pensamento Marighella é resultado da maior pesquisa de recuperação da obra do guerrilheiro baiano e da organização revolucionária que fundou, a Ação Libertadora Nacional – ALN. Uma antologia política completa, com diversos livros e publicações especiais, reunindo toda a produção teórica, política e militar de Carlos Marighella e da ALN, a partir do seu processo de radicalização e ruptura com o Partido Comunista Brasileiro após o golpe militar-empresarial de 1964, passando pela formação da chamada “Ala Marighella” do PCB e do Agrupamento Comunista de São Paulo, até a fundação da ALN como a mais importante organização da esquerda armada, que continuou impulsionando a estratégia para a revolução brasileira elaborada por “Preto”, até sua última geração ser aniquilada e finalmente destruída pela repressão da ditadura militar fascista.
Com cerca de duas centenas de documentos recuperados em diversos arquivos históricos brasileiros e internacionais, entre textos, artigos, publicações, poemas, entrevistas, jornais, panfletos e ensaios, em grande parte inéditos e em versões originais, a Coleção Pensamento Marighella se concentra no período da luta armada e do chamado “último Marighella”, apresentando o dirigente comunista de Salvador através de suas próprias palavras e escritos, não apenas como o mítico guerrilheiro e homem de ação, capaz de resistir às mais bárbaras torturas e enfrentar uma ditadura sanguinária e brutal, mas também como um teórico da revolução brasileira e estrategista político-militar.
A recuperação do conjunto da obra de Carlos Marighella e a sistematização da produção político-teórica da Ação Libertadora Nacional, retomando a atualidade da estratégia e do programa revolucionário da ALN, é o que chamamos de Pensamento Marighella, como uma contribuição vigente e parte fundamental para a construção da revolução brasileira e das lutas atuais pelo socialismo e pela libertação popular.
Como organização guerrilheira e marxista revolucionária, a ALN seguiu heroicamente enfrentando o regime fascista dos generais serviçais do imperialismo norte-americano mesmo após o assassinato covarde do seu “inimigo número 1” em 4 de novembro de 1969. Sob a liderança de Joaquim Câmara Ferreira, o Comandante Toledo e cofundador da organização, a ALN passaria a coordenar suas ações guerrilheiras com outras organizações através da “Frente Armada Revolucionária” e entraria em sua última fase com a queda do “Velho”, barbaramente assassinado em 23 de outubro de 1970. Reorganizada por sua Coordenação Nacional e dirigida pelo Comandante Crioulo, Luiz José da Cunha, a ALN manteve a estratégia elaborada por Marighella e resistiu até seu último combatente e a queda final da sua direção no início de 1974, quando chegaria ao fim o período da luta armada e da resistência revolucionária contra a ditadura militar fascista.

PUBLICAÇÕES DA COLEÇÃO MARIGHELLA
Pensamento Marighella – Volume I – Antologia de Carlos Marighella e da Ação Libertadora Nacional – ALN, tem artigo de apresentação nosso e reúne mais de 30 documentos recuperados. Se inicia com “A Crise Brasileira: ensaios políticos” de 1966, passando pelas entrevistas, mensagens e cartas de Marighella em Cuba de 1967, os documentos de ruptura com o PCB, a primeira edição de O Guerrilheiro, escritos clássicos como “Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil”, “Chamamento ao Povo Brasileiro”, “Quem samba fica, quem não samba vai embora” e é finalizado com o texto político-militar “O papel da ação revolucionária na organização” de maio de 1969, além de uma série imagens.
Pensamento Marighella – Volume II – Antologia de Carlos Marighella e da Ação Libertadora Nacional – ALN, também com apresentação nossa e mais de 30 documentos, tem início com o mítico “Minimanual do Guerrilheiro Urbano”, além de cartas, discursos e os últimos textos de Marighella até sua entrevista publicada pela revista francesa Front em novembro de 1969. Com a ALN atingida pelo assassinato do seu fundador, mas seguindo heroicamente em combate, apresentamos um conjunto de textos e documentos de Joaquim Câmara Ferreira, o Velho. Com a queda do Comandante Toledo e a ALN reorganizada, apresentamos os textos da sua Coordenação Nacional, escritos de Iuri Xavier, do Comandante Crioulo e outros dirigentes, a polêmica com a Tendência Leninista, além dos artigos recuperados da última fase da organização até 1973, além de além de uma série imagens e anexos.
Minimanual do Guerrilheiro Urbano é uma edição especial, em parceria com o Movimento de Unidade Popular (MUP), que assina o artigo de apresentação. O mítico texto em sua versão original e recuperada a partir de diferentes fontes históricas, conta também com todos os textos político-militares escritos pelo revolucionário baiano e sua última entrevista, que complementam a leitura do Minimanual, apresentando e sistematizando a teoria e a estratégia guerrilheira de Marighella.
Por que Resistir à Prisão é uma edição com o texto original publicado em 1965 recuperado e outros escritos de Carlos Marighella sobre as prisões e a repressão em diferentes momentos da história brasileira, como “Frente a frente com a polícia e os IPMs” (1966), “Se fores preso, camarada…” (1951) e “O estudante Marighella nas prisões do Estado Novo” (1948).
Rondó da Liberdade – poemas de Carlos Marighella é uma antologia poética completa do comunista baiano. Com a apresentação “A poesia de um revolucionário” escrita por Clóvis Moura, reúne os poemas publicados em “Uma prova em versos (e outros versos)” de 1959 e em “Os lírios já não crescem em nossos campos” de 1966, e é finalizada com a “Autobiografia de Carlos Marighella” de 1954.
O Guerrilheiro – Ação Libertadora Nacional – ALN é uma publicação especial que reúne todos os artigos publicados nas 10 edições produzidas pela ALN do seu órgão central entre 1968 e 1973, além de recortes do jornal de massas Venceremos, do jornal Ação produzido pela ALN na Guanabara, da revista Teoria e Prática e outros documentos e materiais de propaganda da ALN.
Além dos livros físicos que podem ser adquiridos em nossa Loja Virtual, disponibilizamos gratuitamente também uma série de documentos e artigos da Ação Libertadora Nacional no Blog Adandé e a versão digital e gratuita do Minimanual do Guerrilheiro Urbano em nossa Biblioteca.

DOCUMENTOS RECUPERADOS PARA OS LIVROS DA COLEÇÃO PENSAMENTO MARIGHELLA

PENSAMENTO MARIGHELLA – VOLUME I
◾ A crise brasileira: ensaios políticos
◾ Luta interna e dialética
◾ Ecletismo e marxismo
◾ Carta à Comissão Executiva do PCB
◾ Declaração da delegação brasileira na Conferência da OLAS
◾ Entrevista à Rádio Havana – Cuba
◾ Entrevista ao diário Granma
◾ Entrevista ao jornal Juventud Rebelde
◾ Respostas ao questionário de Pensamiento Crítico
◾ Crítica às Teses do Comitê Central
◾ Carta ao Comitê Central
◾ Carta a Fidel Castro
◾ Mensagem sobre o povo cubano
◾ Mensagem sobre a OLAS
◾ Mensagem sobre Angola
◾ Mensagem ao povo brasileiro
◾ Mensagem aos operários do Brasil
◾ Carta ao Almirante Aragão
◾ Guerrilha urbana no Brasil
◾ Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil
◾ Pronunciamento do Agrupamento Comunista de São Paulo
◾ O Guerrilheiro nº 1 [fac-símile]
◾ Chamamento ao povo brasileiro – Mensagem aos brasileiros
◾ Quem samba fica, quem não samba vai embora
◾ Questões de Organização – Características de nossa atual estrutura
◾ A ação revolucionária e a frente unificada – Operações e táticas guerrilheiras
◾ Sobre problemas e princípios estratégicos
◾ O papel da ação revolucionária na Organização

MINIMANUAL DO GUERRILHEIRO URBANO – EDIÇÃO ESPECIAL
◾ Minimanual do Guerrilheiro Urbano
◾ Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil
◾ Questões de organização – Características de nossa atual estrutura
◾ A ação revolucionária e a frente unificada – Operações e táticas guerrilheiras
◾ Sobre problemas e princípios estratégicos
◾ O papel da ação revolucionária na Organização
◾ Perspectivas da revolução brasileira
◾ Entrevista à Revista Front

O GUERRILHEIRO – AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL – ALN
◾ Apresentação de O Guerrilheiro nº 1
◾ Olho por olho, dente por dente
◾ A ação faz a Vanguarda
◾ Epitácio e Montes Claros
◾ Pronunciamento do Agrupamento Comunista de São Paulo
◾ Declaração Geral da I Conferência da OLAS
◾ Notas: O exemplo do Che – O papel da Mulher na Revolução – Vietnã: bandeira de luta e de vitória
◾ Voltamos – O Guerrilheiro nº 2
◾ Editorial – Nossas tarefas
◾ Carta ao Militante
◾ Nossa resposta
◾ O que vale para nós é o exemplo de Che Guevara
◾ Eles
◾ Manifesto contra a farsa eleitoral
◾ A ALN e a unidade da esquerda – O Guerrilheiro nº 3
◾ A luta e vigilância revolucionária
◾ Coleta de informações: tarefa de todos
◾ A guerrilha, o povo e as nossas perspectivas
◾ 15 de agosto: uma data querida para todos que lutam pela libertação e pelo socialismo
◾ O PCI e a luta armada no Brasil
◾ Bodocó: cresce a experiência da guerrilha
◾ Fortalecer a nossa decisão, aprofundar a nossa estratégia – Um balanço – O Guerrilheiro nº 4
◾ A vitória da guerrilha
◾ Os ensinamentos da vitória
◾ Da chamada “zona de retaguarda”
◾ A guerrilha rural e o nosso momento
◾ URSS e China: duas vitórias
◾ Cuba: sua luta e suas vitórias
◾ Corrigir os erros e avançar na luta – O Guerrilheiro nº 5
◾ Diversas formas de atividades revolucionárias
◾ A luta armada e o seu desenvolvimento
◾ Agricultura e o desenvolvimento capitalista no Brasil
◾ A vigilância de classe e a nossa prática – O Guerrilheiro nº 6
◾ A importância da compreensão de nossa linha política
◾ Desmascarar o liquidacionismo é fortalecer a luta revolucionária
◾ O comportamento do revolucionário na prisão
◾ Alguns aspectos de nossa atuação no campo – O Guerrilheiro nº 7
◾ Crítica e criticismo
◾ Comunicado ALN – Tendência Leninista
◾ Emboscada de setembro: espontaneísmo
◾ Oriente Médio: nacionalismo e violência
◾ Ofensiva estratégica e atuação urbana – O Guerrilheiro nº 8
◾ A guerra revolucionária e o desenvolvimento brasileiro
◾ Organizar as massas, ou organizar a vanguarda?
◾ A sucessão do ditador – O Guerrilheiro nº 9
◾ Ações armadas e movimento de massa
◾ A guerra de guerrilhas – Lênin
◾ A paz da ditadura – O Guerrilheiro nº 10
◾ Grupismo e divisão
◾ A máfia sul coreana
◾ Guevara – Prefácio a Giap
◾Recortes do jornal de massas Venceremos, do jornal Ação da ALN-GB e da revista Teoria e Prática.

PENSAMENTO MARIGHELLA – VOLUME II
◾ Minimanual do Guerrilheiro Urbano
◾ Carta a Dom Helder Câmara
◾ Sobre a Organização dos Revolucionários
◾Discursos da Rádio Libertadora
– Ao povo brasileiro
– As três fases da guerra revolucionária
– Alocução sobre a guerrilha rural
– Desmascarando a provocação da carta falsa a Dom Agnelo, cardeal de São Paulo
– Carta circular aos homens das classes dominantes
– Programa da Ação Libertadora Nacional
– Carta circular ao bancário brasileiro
– Toda a mulher na revolução!
– O exemplo do Che
◾Prisões
◾Perspectivas da revolução brasileira
◾ Ao povo e aos revolucionários da Guanabara
◾ Ao povo brasileiro – ALN e MR-8
◾ Saudação aos quinze patriotas
◾Carta aos revolucionários europeus
◾ Entrevista à Revista Front
◾ Marighella: vida e ação criadoras
◾ Carta aos militantes da ALN
◾ Análise da situação brasileira
◾ Entrevista de Joaquim Câmara Ferreira
◾ Nossas tarefas
◾ Manifesto contra a farsa eleitoral
◾ Balanço – Perspectivas e Tarefas
◾ ALN – História e Desenvolvimento
◾ Aos companheiros de São Paulo
◾ A ALN e a unidade da esquerda
◾ A luta e vigilância revolucionária
◾ Fortalecer a nossa decisão – Um balanço
◾ Sobre a Tendência Leninista
◾ Corrigir os erros e avançar na luta
◾ Política de Organização
◾ A vigilância de classe e a nossa prática
◾ Alguns aspectos de nossa atuação no campo
◾ Ofensiva estratégica e atuação urbana
◾ Ações armadas e movimento de massa
◾ Grupismo e divisão

POR QUE RESISTI À PRISÃO
◾ Por que resisti à prisão
– A prisão
– As crianças
– Uma versão policial
– O depositado 523
– Depoimento sobre um tiro
– Provas contra a polícia
– O que são os homens do DOPS
– Conclusões de um atentado
– As “cadernetas de Prestes”
– Viagem espacial
– Comunista mas não criminoso
– Os crimes da ditadura
– Resistência ou conformismo
– Marxismo e liberdade
– O fascismo militar brasileiro
– Os rumos da ditadura
– O papel das forças populares e nacionalistas
– A nova geração e a liderança marxista
◾ Frente a frente com a polícia e os IPMs
◾ Se fores preso, camarada…
◾O estudante Marighella nas prisões do Estado

RONDÓ DA LIBERDADE – POEMAS DE CARLOS MARIGHELLA
◾ Uma prova em versos (e outros versos)
– Uma prova em versos
– Ode ao 22 de junho
– Prova escrita versos
– Balada à descritiva
– In extremis
– Vozes da mocidade acadêmica
– A vingança de Sansão
– A vaga
– Liberdade
– O urubu
– Muralha
– Luís Carlos Prestes
– A Prestes
– Rio
– Cais do porto
◾ Os lírios já não crescem em nossos campos
– Canto da terra
– Rio de Janeiro
– O pão de açúcar
– Símbolo
– A alma do samba
– Como nasceu o samba
– Morena
– A garota que não é de Ipanema
– A alegria do povo
– Chegada ao Aeroporto de Congonhas
– Visão da cidade de São Paulo amanhecendo sobre o Cemitério da Consolação
– Fernando de Noronha
– Visão da cidade de Salvador no mar em uma viagem de saveiro
– A Rainha do Mar
– Capoeira
– Canto para atabaque
– Balada do amor
– Versos a um fantasma
– Exortação
– A lenda da flor
– Seios
– Momento fugaz
– A uma índia
– Imagem
– Ímã
– A pérola
– Despedida
– O perfume
– A saudade
– Canção dos lírios
– Culto pagão
– Castro Alves
– A prece dos escravos
– O desfile dos desgraçados
– O país de uma nota só
– Confraternização
– Poema cósmico
– Rondó da liberdade
◾ Autobiografia de Carlos Marighella