
A Coleção Pensamento Marighella é resultado da maior pesquisa de recuperação da obra do guerrilheiro baiano e da organização revolucionária que fundou, a Ação Libertadora Nacional – ALN. Uma antologia política completa, com diversos livros e publicações especiais, reunindo toda a produção teórica, política e militar de Carlos Marighella e da ALN, a partir do seu processo de radicalização e ruptura com o Partido Comunista Brasileiro após o golpe militar-empresarial de 1964, passando pela formação da chamada “Ala Marighella” do PCB e do Agrupamento Comunista de São Paulo, até a fundação da ALN como a mais importante organização da esquerda armada, que continuou impulsionando a estratégia para a revolução brasileira elaborada por “Preto”, até sua última geração ser aniquilada e finalmente destruída pela repressão da ditadura militar fascista.
Com cerca de duas centenas de documentos recuperados em diversos arquivos históricos brasileiros e internacionais, entre textos, artigos, publicações, poemas, entrevistas, jornais, panfletos e ensaios, em grande parte inéditos e em versões originais, a Coleção Pensamento Marighella se concentra no período da luta armada e do chamado “último Marighella”, apresentando o dirigente comunista de Salvador através de suas próprias palavras e escritos, não apenas como o mítico guerrilheiro e homem de ação, capaz de resistir às mais bárbaras torturas e enfrentar uma ditadura sanguinária e brutal, mas também como um teórico da revolução brasileira e estrategista político-militar.
A recuperação do conjunto da obra de Carlos Marighella e a sistematização da produção político-teórica da Ação Libertadora Nacional, retomando a atualidade da estratégia e do programa revolucionário da ALN, é o que chamamos de Pensamento Marighella, como uma contribuição vigente e parte fundamental para a construção da revolução brasileira e das lutas atuais pelo socialismo e pela libertação popular.
Como organização guerrilheira e marxista revolucionária, a ALN seguiu heroicamente enfrentando o regime fascista dos generais serviçais do imperialismo norte-americano mesmo após o assassinato covarde do seu “inimigo número 1” em 4 de novembro de 1969. Sob a liderança de Joaquim Câmara Ferreira, o Comandante Toledo e cofundador da organização, a ALN passaria a coordenar suas ações guerrilheiras com outras organizações através da “Frente Armada Revolucionária” e entraria em sua última fase com a queda do “Velho”, barbaramente assassinado em 23 de outubro de 1970. Reorganizada por sua Coordenação Nacional e dirigida pelo Comandante Crioulo, Luiz José da Cunha, a ALN manteve a estratégia elaborada por Marighella e resistiu até seu último combatente e a queda final da sua direção no início de 1974, quando chegaria ao fim o período da luta armada e da resistência revolucionária contra a ditadura militar fascista.

PUBLICAÇÕES DA COLEÇÃO MARIGHELLA
Pensamento Marighella – Volume I – Antologia de Carlos Marighella e da Ação Libertadora Nacional – ALN, tem artigo de apresentação nosso e reúne mais de 30 documentos recuperados. Se inicia com “A Crise Brasileira: ensaios políticos” de 1966, passando pelas entrevistas, mensagens e cartas de Marighella em Cuba de 1967, os documentos de ruptura com o PCB, a primeira edição de O Guerrilheiro, escritos clássicos como “Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil”, “Chamamento ao Povo Brasileiro”, “Quem samba fica, quem não samba vai embora” e é finalizado com o texto político-militar “O papel da ação revolucionária na organização” de maio de 1969, além de uma série imagens.
Pensamento Marighella – Volume II – Antologia de Carlos Marighella e da Ação Libertadora Nacional – ALN, também com apresentação nossa e mais de 30 documentos, tem início com o mítico “Minimanual do Guerrilheiro Urbano”, além de cartas, discursos e os últimos textos de Marighella até sua entrevista publicada pela revista francesa Front em novembro de 1969. Com a ALN atingida pelo assassinato do seu fundador, mas seguindo heroicamente em combate, apresentamos um conjunto de textos e documentos de Joaquim Câmara Ferreira, o Velho. Com a queda do Comandante Toledo e a ALN reorganizada, apresentamos os textos da sua Coordenação Nacional, escritos de Iuri Xavier, do Comandante Crioulo e outros dirigentes, a polêmica com a Tendência Leninista, além dos artigos recuperados da última fase da organização até 1973, além de além de uma série imagens e anexos.
Minimanual do Guerrilheiro Urbano é uma edição especial, em parceria com o Movimento de Unidade Popular (MUP), que assina o artigo de apresentação. O mítico texto em sua versão original e recuperada a partir de diferentes fontes históricas, conta também com todos os textos político-militares escritos pelo revolucionário baiano e sua última entrevista, que complementam a leitura do Minimanual, apresentando e sistematizando a teoria e a estratégia guerrilheira de Marighella.
Por que Resistir à Prisão é uma edição com o texto original publicado em 1965 recuperado e outros escritos de Carlos Marighella sobre as prisões e a repressão em diferentes momentos da história brasileira, como “Frente a frente com a polícia e os IPMs” (1966), “Se fores preso, camarada…” (1951) e “O estudante Marighella nas prisões do Estado Novo” (1948).
Rondó da Liberdade – poemas de Carlos Marighella é uma antologia poética completa do comunista baiano. Com a apresentação “A poesia de um revolucionário” escrita por Clóvis Moura, reúne os poemas publicados em “Uma prova em versos (e outros versos)” de 1959 e em “Os lírios já não crescem em nossos campos” de 1966, e é finalizada com a “Autobiografia de Carlos Marighella” de 1954.
O Guerrilheiro – Ação Libertadora Nacional – ALN é uma publicação especial que reúne todos os artigos publicados nas 10 edições produzidas pela ALN do seu órgão central entre 1968 e 1973, além de recortes do jornal de massas Venceremos, do jornal Ação produzido pela ALN na Guanabara, da revista Teoria e Prática e outros documentos e materiais de propaganda da ALN.
Além dos livros físicos que podem ser adquiridos em nossa Loja Virtual, disponibilizamos gratuitamente também uma série de documentos e artigos da Ação Libertadora Nacional no Blog Adandé e a versão digital e gratuita do Minimanual do Guerrilheiro Urbano em nossa Biblioteca.

DOCUMENTOS RECUPERADOS PARA OS LIVROS DA COLEÇÃO PENSAMENTO MARIGHELLA

PENSAMENTO MARIGHELLA – VOLUME I
A crise brasileira: ensaios políticos
Luta interna e dialética
Ecletismo e marxismo
Carta à Comissão Executiva do PCB
Declaração da delegação brasileira na Conferência da OLAS
Entrevista à Rádio Havana – Cuba
Entrevista ao diário Granma
Entrevista ao jornal Juventud Rebelde
Respostas ao questionário de Pensamiento Crítico
Crítica às Teses do Comitê Central
Carta ao Comitê Central
Carta a Fidel Castro
Mensagem sobre o povo cubano
Mensagem sobre a OLAS
Mensagem sobre Angola
Mensagem ao povo brasileiro
Mensagem aos operários do Brasil
Carta ao Almirante Aragão
Guerrilha urbana no Brasil
Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil
Pronunciamento do Agrupamento Comunista de São Paulo
O Guerrilheiro nº 1 [fac-símile]
Chamamento ao povo brasileiro – Mensagem aos brasileiros
Quem samba fica, quem não samba vai embora
Questões de Organização – Características de nossa atual estrutura
A ação revolucionária e a frente unificada – Operações e táticas guerrilheiras
Sobre problemas e princípios estratégicos
O papel da ação revolucionária na Organização

MINIMANUAL DO GUERRILHEIRO URBANO – EDIÇÃO ESPECIAL
Minimanual do Guerrilheiro Urbano
Algumas questões sobre as guerrilhas no Brasil
Questões de organização – Características de nossa atual estrutura
A ação revolucionária e a frente unificada – Operações e táticas guerrilheiras
Sobre problemas e princípios estratégicos
O papel da ação revolucionária na Organização
Perspectivas da revolução brasileira
Entrevista à Revista Front

O GUERRILHEIRO – AÇÃO LIBERTADORA NACIONAL – ALN
Apresentação de O Guerrilheiro nº 1
Olho por olho, dente por dente
A ação faz a Vanguarda
Epitácio e Montes Claros
Pronunciamento do Agrupamento Comunista de São Paulo
Declaração Geral da I Conferência da OLAS
Notas: O exemplo do Che – O papel da Mulher na Revolução – Vietnã: bandeira de luta e de vitória
Voltamos – O Guerrilheiro nº 2
Editorial – Nossas tarefas
Carta ao Militante
Nossa resposta
O que vale para nós é o exemplo de Che Guevara
Eles
Manifesto contra a farsa eleitoral
A ALN e a unidade da esquerda – O Guerrilheiro nº 3
A luta e vigilância revolucionária
Coleta de informações: tarefa de todos
A guerrilha, o povo e as nossas perspectivas
15 de agosto: uma data querida para todos que lutam pela libertação e pelo socialismo
O PCI e a luta armada no Brasil
Bodocó: cresce a experiência da guerrilha
Fortalecer a nossa decisão, aprofundar a nossa estratégia – Um balanço – O Guerrilheiro nº 4
A vitória da guerrilha
Os ensinamentos da vitória
Da chamada “zona de retaguarda”
A guerrilha rural e o nosso momento
URSS e China: duas vitórias
Cuba: sua luta e suas vitórias
Corrigir os erros e avançar na luta – O Guerrilheiro nº 5
Diversas formas de atividades revolucionárias
A luta armada e o seu desenvolvimento
Agricultura e o desenvolvimento capitalista no Brasil
A vigilância de classe e a nossa prática – O Guerrilheiro nº 6
A importância da compreensão de nossa linha política
Desmascarar o liquidacionismo é fortalecer a luta revolucionária
O comportamento do revolucionário na prisão
Alguns aspectos de nossa atuação no campo – O Guerrilheiro nº 7
Crítica e criticismo
Comunicado ALN – Tendência Leninista
Emboscada de setembro: espontaneísmo
Oriente Médio: nacionalismo e violência
Ofensiva estratégica e atuação urbana – O Guerrilheiro nº 8
A guerra revolucionária e o desenvolvimento brasileiro
Organizar as massas, ou organizar a vanguarda?
A sucessão do ditador – O Guerrilheiro nº 9
Ações armadas e movimento de massa
A guerra de guerrilhas – Lênin
A paz da ditadura – O Guerrilheiro nº 10
Grupismo e divisão
A máfia sul coreana
Guevara – Prefácio a Giap
Recortes do jornal de massas Venceremos, do jornal Ação da ALN-GB e da revista Teoria e Prática.

PENSAMENTO MARIGHELLA – VOLUME II
Minimanual do Guerrilheiro Urbano
Carta a Dom Helder Câmara
Sobre a Organização dos Revolucionários
Discursos da Rádio Libertadora
– Ao povo brasileiro
– As três fases da guerra revolucionária
– Alocução sobre a guerrilha rural
– Desmascarando a provocação da carta falsa a Dom Agnelo, cardeal de São Paulo
– Carta circular aos homens das classes dominantes
– Programa da Ação Libertadora Nacional
– Carta circular ao bancário brasileiro
– Toda a mulher na revolução!
– O exemplo do Che
Prisões
Perspectivas da revolução brasileira
Ao povo e aos revolucionários da Guanabara
Ao povo brasileiro – ALN e MR-8
Saudação aos quinze patriotas
Carta aos revolucionários europeus
Entrevista à Revista Front
Marighella: vida e ação criadoras
Carta aos militantes da ALN
Análise da situação brasileira
Entrevista de Joaquim Câmara Ferreira
Nossas tarefas
Manifesto contra a farsa eleitoral
Balanço – Perspectivas e Tarefas
ALN – História e Desenvolvimento
Aos companheiros de São Paulo
A ALN e a unidade da esquerda
A luta e vigilância revolucionária
Fortalecer a nossa decisão – Um balanço
Sobre a Tendência Leninista
Corrigir os erros e avançar na luta
Política de Organização
A vigilância de classe e a nossa prática
Alguns aspectos de nossa atuação no campo
Ofensiva estratégica e atuação urbana
Ações armadas e movimento de massa
Grupismo e divisão

POR QUE RESISTI À PRISÃO
Por que resisti à prisão
– A prisão
– As crianças
– Uma versão policial
– O depositado 523
– Depoimento sobre um tiro
– Provas contra a polícia
– O que são os homens do DOPS
– Conclusões de um atentado
– As “cadernetas de Prestes”
– Viagem espacial
– Comunista mas não criminoso
– Os crimes da ditadura
– Resistência ou conformismo
– Marxismo e liberdade
– O fascismo militar brasileiro
– Os rumos da ditadura
– O papel das forças populares e nacionalistas
– A nova geração e a liderança marxista
Frente a frente com a polícia e os IPMs
Se fores preso, camarada…
O estudante Marighella nas prisões do Estado

RONDÓ DA LIBERDADE – POEMAS DE CARLOS MARIGHELLA
Uma prova em versos (e outros versos)
– Uma prova em versos
– Ode ao 22 de junho
– Prova escrita versos
– Balada à descritiva
– In extremis
– Vozes da mocidade acadêmica
– A vingança de Sansão
– A vaga
– Liberdade
– O urubu
– Muralha
– Luís Carlos Prestes
– A Prestes
– Rio
– Cais do porto
Os lírios já não crescem em nossos campos
– Canto da terra
– Rio de Janeiro
– O pão de açúcar
– Símbolo
– A alma do samba
– Como nasceu o samba
– Morena
– A garota que não é de Ipanema
– A alegria do povo
– Chegada ao Aeroporto de Congonhas
– Visão da cidade de São Paulo amanhecendo sobre o Cemitério da Consolação
– Fernando de Noronha
– Visão da cidade de Salvador no mar em uma viagem de saveiro
– A Rainha do Mar
– Capoeira
– Canto para atabaque
– Balada do amor
– Versos a um fantasma
– Exortação
– A lenda da flor
– Seios
– Momento fugaz
– A uma índia
– Imagem
– Ímã
– A pérola
– Despedida
– O perfume
– A saudade
– Canção dos lírios
– Culto pagão
– Castro Alves
– A prece dos escravos
– O desfile dos desgraçados
– O país de uma nota só
– Confraternização
– Poema cósmico
– Rondó da liberdade
Autobiografia de Carlos Marighella