A Coleção Pensamento Marighella é a maior pesquisa de recuperação da obra do guerrilheiro baiano e da sua organização revolucionária, a Ação Libertadora Nacional – ALN. Com quatro publicações no total e uma antologia política completa com mais de 70 textos, os livros da coleção reúnem todos os textos recuperados, entrevistas e documentos inéditos de Carlos Marighella a partir do seu processo de ruptura com o PCB e fundação da ALN (1965-68), até o aniquilamento pela repressão em 1973-74 da mais importante organização da esquerda revolucionária armada que enfrentou a ditadura militar fascista no Brasil.
Marighella foi covardemente assassinado em 4 de novembro de 1969 em uma emboscada do DEOPS/SP, na Alameda Casa Branca, em São Paulo. A morte do “inimigo número 1” da ditadura e principal dirigente da luta armada no Brasil marcaria o recrudescimento da repressão contra os que ousaram desafiar o regime fascista dos generais serviçais do imperialismo norte-americano. Mesmo atingida pelo assassinato de seu fundador, a ALN e seus combatentes seguiriam heroicamente enfrentando a ditadura e seus organismos de repressão.
Dirigida por Joaquim Câmara Ferreira, o Velho ou Comandante Toledo, que cairia em 23 de outubro de 1970, a ALN passou a coordenar ações armadas com outras organizações revolucionárias e continuou impulsionando a estratégia para a revolução brasileira elaborada por “Preto”, apelido pelo qual Marighella era carinhosamente chamado por seus companheiros e companheiras, até 1974 quando a organização teve a sua última geração aniquilada e foi finalmente destruída pela repressão.
Além dos livros físicos que podem ser adquiridos em nossa Loja Virtual, disponibilizamos gratuitamente uma série de documentos e artigos sobre a Ação Libertadora Nacional e algumas versões digitais dos livros em nossa Biblioteca.